terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Porto Velho, a capital dos desafios



            Nesta terça-feira (24/01/2012) que a cidade de Porto Velho completa 97 anos de existência, passei o dia conversando com populares sobre o que achava do lugar, como estava vendo a nossa sua cidade e o que desejavam ver acontecer para melhorar a vida da população.
         Fui procurar tais informações com alguns moradores mais antigos, estes que ajudaram a escrever os capítulos da história da cidade com suor e dedicação. Muitos nem sabia que a nossa capital dos desafios já beirava meio milhão de habitantes, mais sabem que a ainda muito por fazer.
         Foram longas conversas, muitas histórias e causos sobre a cidade que nasceu na beira do rio em direção a floresta. Cidade que já nasceu com vocação para o comércio e até os dias de hoje, a sua principal atividade econômica predominante é o setor de serviços, empregando mais 80% da população economicamente ativa.
         A cidade que surgiu das águas com a construção do Porto Novo para cumprir a missão do Tratado de Petrópolis, mais que na boca do povo a época, continuaria a se chamar Porto Velho e assim ficou. Na sua paisagem se desenhou a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, até hoje exercer o papel principal como personagem de muitos contos e prosas, inspirando homens e mulheres apaixonados por contar seus causos.
         Assim, segue a história e o compromisso da geração atual com a geração futura, de somar forças e procurar com esforços fazer da nossa cidade um lugar melhor de se viver, com bem estar e qualidade de vida, para isso ser possível, é preciso o sonho ser sonhado junto, fazendo da esperança a realidade, da realidade o prático, do prático o melhor, por isso, REAJA PORTO VELHO, levante as mãos para o grande salto que te espera! Pois, não basta prometer, tem que realizar!

Nenhum comentário: