quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mais agilidade ao aparato da Policia Civil e Militar, é possível?

Ensaio do Bloco Galo da Meia Noite - Porto Velho,RO

       Os ensaios de bandas e blocos da folia de rua em Porto Velho que antecede o carnaval já tiveram início. Esse blogueiro teve a disposição para comparecer em alguns, e o que viu, foi festejos de ruas pré-carnavalescos sem a presença da Polícia Militar, Bombeiros, Agentes de Trânsitos ou mesmo a contratação de seguranças privado para garantir a perfeita normalidade do evento.
         Quero entender com quem está a responsabilidade de garantir a total tranqüilidade ao nosso folião, ou se os dirigentes dos Blocos e Clubes carnavalescos estão sendo omisso em não pedir apoio aos órgãos de segurança do Estado e do Município, visando garantir a inibição de qualquer ação surpresa que venha provocar insegurança ao sucesso do evento.
         Em todos os lugares do Brasil nessa época estão acontecendo eventos pré-carnavalescos, citando apenas um exemplo, em todo Nordeste as cidades litorâneas estão promovendo seus festivais de verão e grandes aparatos de segurança foram montados para garantir o sucesso dos eventos, promovendo a tranqüilidade do cidadão e do turista participantes de tais festejos de rua que antecede o carnaval.
         Nos últimos dias observamos vários policiais militares relatando nas redes sociais, particularmente no Facebook a falta de viaturas abastecidas, quebradas ou sem pneus nos quartéis. O Centro de Operações (CIOP) sem sinal e pouco contingente do efetivo na rua, sobrecarregando os demais. Esse blogueiro continua sem entender a cúpula da segurança pública no nosso Estado da Cooperação, pois estão deixando beirar a segurança pública ao caos e, depois aparecer com uma fórmula mágica ou querem mesmo é queimar a imagem do Governador Confúcio Moura (PMDB) com a população.
         Interessante é que fatos semelhantes vinham acontecendo no Estado da Paraíba, ou seja, a área da segurança pública vinha segurando o freio de mão de ações concretas que melhorasse a segurança pública no Estado. Fato tal estava apenas contribuindo para elevar os índices de violência no Estado da Paraíba e consequentemente, também aumentando o desgaste do governador Ricardo Coutinho (PSB) junto à população paraibana.
         Assim, esse blogueiro ao ler a Coluna do nosso amigo Jornalista de longas datas Giovanni Meireles (www.pbagora.com.br), ficou estupefato, quando ele relata que “a edição desta 4ª feira (25/01/2012) do Diário Oficial do Estado da Paraíba, trouxe atos assinados pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), exonerando todos os comandantes de batalhões e demais cargos de chefia na Polícia Militar, nomeando também seus substitutos e trocando vários delegados de suas respectivas funções operacionais. Este rodízio geral foi decretado pelo governador no sentido de dar mais agilidade ao aparato policial, tanto na esfera dos quartéis da PM, quanto no âmbito da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social”.

Ricardo Coutinho (PSB), na foto acima ao lado do comandante-geral coronel Euller Chaves, do Vice-Governador Rómulo Gouveia e do secretário de Segurança, delegado da Polícia Federal Cláudio Lima, entre outras autoridades

         Resumindo, esse Blogueiro, mais uma vez aposta nos bons exemplos de outras medidas administrativas a serem seguido pelas bandas de cá, principalmente na área da segurança pública do nosso Estado, visando garantir tranqüilidade e paz ao contribuinte.

Nenhum comentário: