terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Devemos praticar a solidariedade


             Muita gente enrola a língua para pronunciar a palavra solidariedade, mais hoje, mesmo com o cansaço mental que esse blogueiro vem passando pelo excesso de leitura, a divisão de tempo com trabalho e raciocínio político, não poderia esquivar-me de dedicar no dia de hoje, 31 de janeiro, data essa do calendário que se comemora o dia da solidariedade.
         A minha convivência com a solidariedade começou quando vi a primeira propaganda eleitoral em cadeia nacional de rádio e TV, levando a mensagem do Partido da Solidariedade Nacional (PSN), que mais tarde se tornaria do Partido Humanista da Solidariedade, o nosso PHS, o partido da família e que tem como mascote a abelhinha, essa segurando a bandeirinha com o número 31.
         Aqui, poderia invocar os ensinamentos de Fernando Bastos de Ávila contido na sua obra Solidarismo: Alternativa para a Globalização, uma obra inspiradora a quem deseja seguir engajado na luta em favor de um mundo mais humano e solidário.
         Praticar a solidariedade é praticar a cooperação, promover atos voluntários, não importando as circunstâncias, mais fazer o bem, dar um bom testemunho das pessoas, oferecer consolo, estender a mão amiga e sempre ofertar o que a de melhor no interior de cada ser humano.
         Na verdade, desde os nossos antepassados mais remotos até os dias atuais, todos sabem da importância da palavra solidariedade, bem como de praticá-la com o nosso próximo. O maior exemplo vem dos povos mais primitivos ou mesmo das populações indígenas ao repartir tarefas e viver em harmonia.
         Com a evolução da sociedade e os impactos da modernidade, sentimos que a prática do bem comum tem sido esquecida por muitos homens, pois na verdade, é preciso refletir sobre os ensinamentos dos nossos antepassados que viviam praticando a solidariedade uns com os outros.
         Assim, já dia Bezerra de Menezes: “Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos. Que fique essa reflexão em nossas mentes!

Nenhum comentário: