segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Geografia do Turismo: a melhor idade para se divertir


            A primeira década do Século XXI, a população de idosos no Brasil cresceu mais de 25%, resultado do aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Assim, com aumento do tempo disponível para levar uma vida saudável depois da aposentadoria. Assim, o idoso brasileiro com a estabilidade financeira alcançada passou a dispor de uma qualidade de vida melhor e querem aproveitar mais a vida.
            A conjuntura é outra na projeção da evolução da idade mediana da população brasileira, o quadro que se pintou na evolução de gente com mais de sessenta anos na última década, representa na verdade em seu desenho, a melhoria dos indicadores sociais com índices bem diferentes de um passado bem próximo. Assim como ocorreu nos países desenvolvidos que teve reduzidas as suas taxas de natalidade e mortalidade, fatores que contribuíram para o envelhecimento da população, tal cenário idêntico tem feito do Brasil ficar mais velho.
            Segundo o IBGE, a parcela de crianças na população diminuiu em mais de 20% e a população de idosos cresceu em mais de 25%. Na verdade, esse aumento representa que mais de 21 milhões de brasileiros com mais de sessenta anos de idade, movimenta sozinhos na economia brasileira, mais de 7,5 bilhões de reais por mês, representando o dobro da renda média dos brasileiros.
            No passado, o idoso era considerado como um velho de mais de sessenta anos ou que estivesse na casa dos cinqüentas, estes se aposentaria e seu lugar era ficar em casa, passando o dia ouvindo rádio ou vendo TV, e na última das hipóteses, apenas ser um figurante nos retratos das festas em família, receber visitas em casas ou participar de almoços familiares nos domingos. Hoje, o conceito de idoso mudou no Brasil devido ao avanço da medicina e da vida saudável que passaram a desfrutar na atualidade.
            Os idosos brasileiros se tornaram “jovens idosos”, pois esses possuem tempo maior e disposição para aproveitar bem a vida e se divertir proporcionado pelo tempo livre para frequentar faculdades, cursos, bailes, clubes, cruzeiros, passeios e academias de ginásticas. Diante de tal cenário, o mercado crescente da “melhor idade” tem contribuído para aumentar os investimentos em equipamentos de entretenimento nos grandes centros pelo país afora. Só no Estado de São Paulo, cresce cada vez mais as boates especificas para esse público e no turismo já respondem por quase 30% (trinta por cento) da venda de pacotes turísticos, o que representa uma importante fatia do bolo no mercado turístico.
            Assim, o trade turístico do Estado de Rondônia precisa acordar! Focar esse grande nixo crescente no mercado turístico brasileiro. Afinal, os idosos estão mudando conceitos no mercado de consumo interno, sendo preciso proporcionar mais investimento no mercado de lazer regional focado nesse público interno e externo, ou seja, aproveitar bem o momento da atividade turística para idosos, que na atualidade, é a que mais cresce no país. Daqui pra frente, será cadê vez mais comum os “velhinhos” saírem de seus lares para se divertirem e na linguagem dos mais jovens, caírem na balada.

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