sábado, 5 de novembro de 2011

Coluna

Falando Sério
A organização das Nações Unidas divulgou essa semana que o nosso mundo passou a ter 7 bilhões de indivíduos, uma verdadeira explosão demográfica. Segundo dados do Relatório da ONU, revelam que 67% da população vivem abaixo da linha da pobreza. Quesnay em seus escritos econômicos afirmava que o “crescimento populacional depende previamente do aumento da riqueza” e já Weulersse, dizia que o aumento da população se daria porque “os homens contribuem para enriquecer o Estado de duas maneiras, como produtores e como consumidores... e de certo modo, as vidas pela abundância dos salários se multiplicarão proporcionalmente, por conta própria”. Assim, a geração do futuro vive o maior desafio de todos os tempos de sua existência, ou seja, buscar o planejamento familiar, como formula de conter o crescimento populacional mundial, pois até 2055, segundo dados do Banco Mundial, será necessário encontrar soluções para elevar em dois terços, as áreas agricultáveis e produtivas do planeta.
Previdência I
O ministro da Previdência, Garibaldi Alves (PMDB), em recente entrevista chamou a atenção para curva do envelhecimento da população brasileira. A tal curva estaria caminhando muito depressa para um ponto de inflexão.
Previdência II
Trocando em miúdos, o ministro Garibaldi quis dizer na verdade, é que a população hoje do Brasil, é formada por jovens e amanhã será um país com 64 milhões de idosos. A cada ano esse número aumenta para 1 milhão de pensionista, sendo necessário e urgente a tal reforma da previdência social.
Inflação
Esse Colunista já tinha alertado sobre o risco da volta do fantasma chamado inflação. Pois é, o tema voltou a preocupar os economistas e investidores do país. Quem mais sente é o povo nas feiras livres, supermercados e farmácias.
Corrupção I
Corre pelas redes sociais em nível nacional, uma convocação para promoção de novos atos públicos contra a corrupção no próximo feriado de 15 de novembro. Em Porto Velho, os internautas estariam divulgando o Prédio do Relógio da antiga E.F.M.M, como ponto de concentração a partir das 08:00 da manhã.
Corrupção II
Não seria a primeira vez que o Brasil estaria se mobilizando contra a corrupção. Pelas bandas de cá, Porto Velho foi a única capital que ficou fora do movimento em suas várias versões. Bem, sem a indignação da sociedade pelo tema e o desejo de mudança dos costumes políticos e administrativos, corre-se o risco de ninguém comparecer mais uma vez.
Contribuições
As Executivas Nacionais de vários partidos vem pressionando os dirigentes partidários estaduais em fazer valer as contribuições financeiras de seus vereadores, vice-prefeitos, prefeitos, deputados estaduais e federais, conforme prevê os seus respectivos Estatutos.
Exemplo
Os deputados estaduais Lorival Amorim (PMN), Eurípides Lebrão (PTN), Ribamar Araújo (PT), Zequinha Araújo (PMDB) e Jean Oliveira (PSDB), são exemplos no recolhimento de suas contribuições financeiras conforme o Estatuto dos partidos ao qual são filiados.
Dormindo I
A oposição a administração petista na capital estão dormindo no ponto. Pois já deveriam ter em suas mãos o montante dos valores disponibilizados pela compensação social e ambiental das Usinas do Madeira ao município de Porto Velho.
Dormindo II
Ao dormir no ponto com os jogos dos números, ou seja, seria necessário comparar o volume de recursos investido com o valor real de custo de cada obra. Além de verificar o material empregado e se realmente as obras entregues, alcançaram os objetivos como previsto pelo PBA da Usina de Santo Antonio e Jirau.
Dormindo III
Também é preciso que a oposição acorde e comece a comparar a quantidade de recursos que a prefeitura da capital recebeu nos últimos oito anos. Pois ainda exige um grande déficit de salas de aulas, a nova rodoviária que não saiu do papel, um hospital municipal de pronto socorro prometido e tantas outras promessas de campanha da reeleição petista que ficaram no faz de conta.
Sonrisal
Esse Colunista já anunciou que as obras dos Viadutos taxados de elefantes brancos, quando ficarem prontos, deixarão de ser elefante para se tornarem sonrisal. Com as primeiras pancadas de chuvas na semana, o aterro escorreu, abrindo enormes valas laterais, criando um lamaçal para todo lado. Na verdade, o projeto desses viadutos, representa engenharia do passado e o material utilizado é igual a arroz de terceira.
Fiscalização
Surge a grande pergunta sobre a atuação parlamentar dos vereadores da capital em fiscalizar os atos executivos da prefeitura: está faltando quantidade ou qualidade?
Inovação
O secretário de administração do Estado Rui Vieira, vem inovando no seu convívio com os funcionários daquela pasta. Pois esse organizou a festa dos servidores junto com seus colaboradores. Os servidores doaram sangue por ato voluntário, tiveram palestras educativas, participaram de sorteios de brindes e juntos com o governador Confúcio Moura (PMDB), tomaram café-da-manhã.

Nenhum comentário: