domingo, 27 de novembro de 2011

Coluna Falando Sério

Hoje vou me deter à geração das redes sociais, uma geração de causas generalistas. Exemplo maior é a campanha contra a corrupção sem nenhum embasamento teórico ou ideológico. Jovens perdendo horas a frente da tela de computador “cutucando”, “orkutando” ou no “bate-papo”. São jovens que se articulam no mundo virtual, diminuindo o espaço e o tempo, potencializando a difusão de informação por “eu ouvi falar” ou “ouvi dizer”. Grande parte dessa geração acredita que Voltaire, Platão, Aristóteles, Karl Marx, Lênin, Stalim, Fidel, Kant, Nietzsche, Max Weber, Durkheim, Foucault, Sartre, Arendt e tantos outros que ajudaram a forjam o mundo moderno, quando perguntando se possui alguma referência ou idéia de quem se trata? Muitos não lembram, outros disseram achar que se trata de algum personagem de revista em quadrinhos, de algum livro de ficção, de algum filme policial e os que se arriscaram, criaram teorias mirabolantes! Sendo assim, ainda é preciso fazer alguma previsão para a sociedade do futuro? 
Unir
A professora Maria Cristina deverá assumir mesmo a reitoria da Unir, pois a mesma para assumir a vice-reitoria teve seu doutorado convalidado. Portanto, o resto é mera especulação.
Anjos
Com apenas oito dias da Operação Termópilas, outra operação da Policia Federal pegou muita gente ainda de pijama nessa sexta-feira (25/11). Dessa vez foi a Anjos do Asfalto e o alvo foi o DNIT.
Desvinculação
Quando a Polícia Militar elegeu seu primeiro deputado estadual, o Cel. Abreu, este apresentou o Projeto de Lei Complementar 58, pedindo para desvincular a PM do quadro salarial que existia com a Polícia Civil.
Pensando
Quem se beneficiou com tal PLC 58 foi a Polícia Civil por ter o contingente de pessoal memor. A PM na época pensou com os olhos maiores do que a barriga, desde então, vem sofrendo uma enorme defasagem salarial.
Autonomia
Além da correção das percas salariais, a PM também almeja conseguir de volta a sua autonomia financeira com o governador Confúcio Moura (PMDB).
Esperado
Não é fácil para um governante de uma hora para outra, corrigir as distorções salariais dos funcionários públicos estaduais. Só a Polícia Militar são mais de cinco mil servidores na ativa, além dos que estão na reserva remunerada. Assim, é preciso muito caldo de galinha nessa hora, afinal, é impossível fazer em onze meses o que não foi feito em oito anos.
Encontro I
O fim da semana foi marcado pelo Encontro Regional do PMN na capital. Evento que teve a presença do deputado estadual Lorival Amorim (PMN) e membros da Executiva Nacional do partido.
Encontro II
O encontro do PMN serviu para o presidente regional da legenda Sandro Moret, referendar o nome do vereador Mário Sérgio (PMN) como pré-candidato a prefeito do PMN a prefeitura de Porto velho.
Animado
O vereador Mário Sérgio que por hora responde pela pasta municipal da EMDUR, não descarta a possibilidade de receber o apoio do prefeito Roberto Sobrinho (PT), caso este não consiga empinar na Convenção do PT, o seu pré-candidato preferido a sua própria sucessão.
Disputa
A deputada estadual Epifânia Barbosa, que também é presidente estadual do PT, teve sua pré-candidatura dentro do PT sucumbida. Por conta do desgaste sofrido com a Operação Termópilas.
Fortalecido
Quem saiu fortalecido com o desgaste da deputada Epifânia Barbosa (PT) foi o vereador Cláudio Carvalho. Este pretende disputar na convenção do PT com apoio do prefeito Roberto Sobrinho (PT), a indicação de pré-candidato a prefeito da capital pela legenda petista.
Solo I
Caso vença a convenção interna do PT, a ex-senadora Fátima Cleide virá numa candidatura solo, ou seja, sem apoio de uma ala do partido e sem apoio de partidos em sua coligação.
Solo II
Outro que poderá vir numa candidatura solo a prefeito da capital, é o deputado federal Mauro Nazif (PSB). Este sempre deixa para última hora a suas articulações e não termina agregando ninguém.
Aparecendo
O professor Paim (PHS) vem aparecendo como forte pré-candidato a vereador de Porto Velho. Este tem um grande serviço prestado a educação e foi quem deu o ponta pé inicial pelo avanço do ensino tecnológico na rede estadual de ensino.
Consenso
A peleja da CERON continua entre o Senador Ivo Cassol (PP) e Valdir Raupp (PMDB). O nome de consenso não seria nem João e nem Alceu, e sim, o de José Genaro.
Cumbuquira
Não adianta se enganar, o chefe da CGA Vicente Moura, o famoso Cambuquira, é filiado histórico do PMDB. Vem do tempo do senador Ronaldo Aragão e acompanha o Governador Confúcio Moura (PMDB) ao longo de sua vida pública.
Frase
“A mim nada compromete. Sou planta do deserto. Quando a seca é forte, me alimento com uma única gota de orvalho”. Essa frase foi repetida várias vezes por Leonel Brizola (PDT).

Um comentário:

CARLA SOARES DE MOURA disse...

Gostaria de Parabenizar a Coluna Falando Sério, e dixer que se o Prof. Paim sair realmente a Vereador desta Capital, eu e minha família vamos apoiá-lo, pensem num Jovem Político com visão futurística, e que sempre pensa numa Educação Pública e de qualidade. Parabéns ao PHS, por assegurar em seus quadros pessoas competentes e que pensam na populção.