quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PMDB de Porto Velho: Ser ou não Ser?


         Durante todo o mês de setembro lançamos aos leitores do nosso Blog uma enquete com a seguinte pergunta: Você apóia uma candidatura própria do PMDB à prefeitura de porto velho?
        Os 68% dos blogueiros que participaram da enquete, confirmaram que apoiariam uma eventual candidatura própria do PMDB, apenas 8% disseram que não e os demais não souberam opinar. Mas até o momento, o maior partido do Brasil, já apresentou vários nomes a população de Porto Velho, mas apenas um decolou, seria o nome do deputado estadual Zequinha Araújo, mas este jura de pé junto que não seria ainda o momento certo para disputar a prefeitura da capital, preferindo não interromper o seu mandato legislativo.
        A militância do PMDB esta empolgada com essa possível candidatura própria e espera ter no seu leque de alianças os partidos que hoje estão na base governista, ou seja, sobre a sombra do Palácio Presidente Vargas e na risca da caneta do governador Confúcio Moura. Mas esses dirigentes municipais que sonham com essa candidatura própria e uma possível vitória, já dão como certo o apoio da base governista formada pelo PDT, DEM, PC do B, PRTB, PSL, PTC e PHS. Mas eles esquecem que o pleito é municipal, que existem peculiaridades locais e eleição se faz combinando com o povo.
        O PMDB da capital ainda teria pela frente, tentar convencer o Partido dos Trabalhadores – PT a apresentar um possível nome como candidato a vice-prefeito na chapa, mesmo com todo o desgaste que a legenda petista enfrenta junto à população devido os desmandos administrativos do atual prefeito Roberto Sobrinho (PT).
        É bom recordar que na eleição municipal passada, o PMDB apoiou a reeleição do prefeito Roberto Sobrinho indicado o nome de Emerson Castro na chapa como vice-prefeito e da união, resultou numa expressiva vitória já no primeiro turno, esmagando os demais adversários naquele pleito. Mas também é bom lembrar que o atual vice-prefeito Emerson Castro, bem como Drª. Raquel em Cacoal, foram picado pelo mesmo escorpião que picou a ex-vice-prefeita Cláudia Carvalho no primeiro mandato do atual prefeito petista. Seria uma mal do PT?
        Nos bastidores se comenta que o PT nessas eleições municipais deveria partir para uma ampla composição com outros partidos no Estado, afinal, a cada eleição que se passa o partido vem minguando. Este possui quatro cargos estratégicos no primeiro escalão do Governo Confúcio Moura (PMDB), mas não deslancharam, estão apresentando desempenho pífio na gestão governamental e recentemente perdeu o deputado estadual Hermínio Coelho para o PSD de Kassab, aqui representado pelo deputado Federal Moreira Mendes (ex-PPS), ficando o PT com um deputado a menos em sua bancada na Assembléia legislativa.
        Mas o PMDB da capital deu um passo errado quando rejeitou a filiação de David Chiquilito em seus quadros, pois com sua saída, enfraqueceria as fileiras dos vermelhinhos comunistas e estando sobre o comando dos cardeais do PMDB, ficaria bem mais fácil construir uma aliança com o PC do B. Este viria apenas para uma composição na coligação proporcional, pois o nome mais expressivo da legenda, já teria perdido para o partido situacionista. Mais todos sabem que até a última hora do encerramento do prazo de filiação, muitos fatos novos poderão acontecer. Eis a questão!

Nenhum comentário: