sábado, 15 de outubro de 2011

Ensinar é gratificante!

Eu e a Professora Ednéia - Escola Municipal Luciana Moronnari
Distrito de Palmeira - Nova Mamoré

           Comecei a lecionar Geografia aos meus 21 anos de idade, ainda estava no terceiro período do curso de Licenciatura na Universidade Estadual da Paraíba, Campus Osmar de Aquino, no município de Guarabira, um pólo comercial e universitário cravado na região do brejo paraibano.
            Nunca passou pela minha cabeça receber um telefonema do meu primo Reinaldo Lins para lecionar no Colégio Getúlio Vargas. Para mim foi uma surpresa e ele perguntou se eu topava o desafio. Na hora me silenciei e fiquei apenas ouvindo, um cala frio dominou minha espinha dorsal e senti um friozinho no estômago. As palavras de encorajamento e o meu argumento que estava ainda muito verdinho no curso de graduação, não conseguindo convencer meu primo, que me fez dar os primeiros passos na carreira do magistério.
            Valeu o esforço no meu primeiro ano como professor, afinal o que ganhava só dava para pagar as passagens de ônibus e comprar um ou dois livros, ficava tudo no empate. Mais é prazeroso vivenciar a sala de aula, ensinar é gratificante e fazer alguém aprender é algo é sensacional. Mas estou como todos os professores do país, a espera que um dia a nossa profissão seja valorizada, pois não é fácil enfrentar salas de aulas superlotadas, falta de recursos pedagógicos, material didático, equipamentos e salários baixos.
            É preciso lembrar que o médico, o engenheiro, o advogado, o empresário e tantos outros profissionais, que um dia sentaram numa carteira escolar e teve a sua frente um professor. A falta de reconhecimento da profissão é tão grande, que os jovens de hoje não se estimulam mais em tentar a carreira de magistério e segundo dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), faltam 6,1 milhões de professores em todo o mundo para a universalização do ensino básico. Dois milhões de professores precisam ser formados e contratados. Outros 4,1 milhões de docentes são necessários para substituir profissionais aposentados, doentes ou que mudarão de carreira.
            E reconheço, que a profissão de tornar melhor por conta do reconhecimento e do carinho da maioria dos alunos. Continuo acreditando que o maior ideal de vida é a educação, sendo preciso educar para libertar e nesse dia de hoje, rendo as minhas homenagens a professora Emilia (Escola Sagrada Família), a professora Rosinha (Colégio Gepeto), a professora Bernadete (Colégio Arquidiocesano Pio XII), ao Professor Washington (Colégio 2001), ao Professor Warwick Ramalho (Colégio Objetivo), Professor João Batista Lisboa (Colégio Integral), Professor Helder Castro (Colégio Geo Sul), Professor Alexandre Freire (Colégio Yes), Professor Márcio Lins (Cursinho pré-vestibular Bioquímica), Professora Emilia Lins Freire (UFPB), Professor Ednaldo (UEPB), Professor Santana (UEPB), Professora Cleoma Toscano (UEPB), Professora Ana Glória (UEPB), Professora Marceleuza (UEPB), Professor Luíz Célio Rangel (UEPB), Professor Rômulo Lins (UEPB), Professor Belarmino (UEPB), Professora Madalena (UEPB), Professora Elvira Lisboa (UEPB), Professor Paulo José (UEPB), professora Inês Caminha (UFPB), Professora Rosa Godói (UFPB), Professor Adriano D´Léon (UFPB), Professora Kedma Mendonça (Rede de Ensino Estadual da Paraíba), Professora Mônica Lins (Rede de Ensino Estadual da Paraíba), Professor Gabriel Carvalho Câmara (Rede de Ensino Estadual da Paraíba), Elenilde Pereira da Silva (Rede de Ensino Estadual da Paraíba), Professor Acácio Medeiros (Academia Prodígio), Professor Emerson Diógenes (UFPI), Professor Jackson (IFRO), Professora Auzenir (IFRO), Professora Larissa (IFRO), Professor Carlos Henrique Furtado (IFRO), Professor Carlos Henrique Santos (IFRO), Professor Elaine (IFRO), Professor Neri (IFRO), Professora Alice (IFRO), Professor Júlio (IFRO), Professor Uberlândio (IFRO), Professor Dante (UNIR), Professor Renato (UNIR), Professor Dorosnil (UNIR), Professor Marcos Teixeira (UNIR), Professora Madhalena (UNIR), Professora Carolina Dória (UNIR), Professora Lucineide Teixeira (Rede de Ensino Estadual de Rondônia), Professor Cléber (Rede de Ensino Estadual de Rondônia), Professor Luíz Lima (Rede de Ensino Estadual de Rondônia), Professor Otonelson (Rede de Ensino Estadual de Rondônia), Professora Raimundinha (Rede de Ensino Estadual de Rondônia), Professora Zuleide (Rede de Ensino Estadual de Rondônia), Professor Manoel Nunes (Rede de Ensino Estadual de Rondônia), Professora Vilma (Rede de Ensino Estadual de Rondônia), Professora Ednéia (Rede de Ensino Estadual de Rondônia), Professora Ana Lúcia (Rede de Ensino Estadual de Rondônia), Professor Marcelo Barbosa (Rede de Ensino Estadual de Rondônia), Professora Jaqueline (Rede de Ensino Estadual de Rondônia) e por fim, ao Professor Márcio Felisberto (Educador Voluntário).

Nenhum comentário: