sábado, 22 de outubro de 2011

ENEM: Vencendo o medo do novo


            Mais de 5,5 milhões de estudantes estão sendo avaliado neste fim de semana (22 e 23/10/11) pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Apesar dos atropelos que já se teve as últimas edições, este ano o exame bateu o recorde de inscrição e poderá se consolidar como a porta de entrada para o ensino superior nas universidades públicas e privadas do país.
            Essa versão será a grande prova de fogo dos técnicos do MEC na aplicação do exame em abrangência nacional. Se alcançar o sucesso esperado e sem existir o risco de fraude, o modelo servirá então para consolidar o ENEM, como opção de substituir os tradicionais vestibulares. Muitos acreditam que o recorde de inscrição é por conta da criação em 2009 do Sistema Unificado de Seleção (Sisu). Sistema esse que oportunizou a entrada de muitos alunos em cursos de graduação, devido a sua performance de oferecimento de vagas a partir da nota de corte e com esse método, houve grande adesão de muitas universidades públicas que apostaram no ENEM para o preenchimento de vagas nos cursos de graduação disponibilizados.
            Os entraves que aconteceram para o sucesso do ENEM serão vencidos com o tempo, afinal, tudo que é novo se tem resistência, sendo preciso vencer o medo. Pois todos que são da área de educação, sabem que a aplicação de um exame a nível nacional com a quantidade de inscritos que é superior ao número da população de vários Estados brasileiros, realmente, se torna uma verdadeira operação de guerra. Acredito que os percalços que surgirem não se torna ameaça tão grave para o sucesso do exame.
            O exame nacional e o Sisu criam oportunidades para todos estudantes do país, em escolher os cursos de graduação e as universidades que tenha a oferta de vaga que o mesmo deseja, simplificando o processo de ingresso numa instituição de ensino superior, pois antes, vários alunos partiam para uma agenda no fim ou no inicio de cada ano, com  finais de semana compromissados pelas provas de vestibulares e muitas vezes, sendo necessário se deslocar para outras cidades a fim de realizar tais provas.
            Como educador, acredito no ENEM e no Sisu, pois tive vários alunos que ingressaram em boas universidades públicas com essa modalidade de processo seletivo, esses alunos mergulharam em horas de estudos a mais, pois sabiam da necessidade de estarem preparados para concorrer às vagas com alunos de outras regiões. Assim, é preciso que tanto os educadores, bem como a família, atuem no cotidiano do aluno como orientadores, não como carrascos de resultados e a partir de um bom papo cabeça, conscientizar todos que é preciso preparar-se melhor, com horas a mais de estudo, diante da concorrência e de atingir o objetivo maior, ou seja, conquistar a vaga tão sonhada no curso de graduação que deseja.

Nenhum comentário: