domingo, 2 de outubro de 2011

Coluna

Falando Sério

A História Antiga nos revela que todos os caminhos levavam a Roma e muitos de seus governantes, até hoje serve de exemplo para muitos administradores públicos. Assim, refresco a memória do leitor com o exemplo do imperador Tito, que era conhecido como “a delícia do gênero humano”, por causa dos grandes benefícios que fez ao povo. Veio Antonio, este ficou com a fama de ser piedoso devido possuir um notável senso de moderação e justiça. Já o Trajano, era famoso por ser um excelente organizador do Estado. Percebendo o movimento do Governador Confúcio Moura (PMDB) no tabuleiro de xadrez do jogo político rondoniense, vejo que é um dos poucos homens na vida pública que reuni as três qualidades desses três imperadores romanos citados acima.

Blogando

Em seu Blog, o Governador Confúcio Moura (PMDB) revelou que “aguarda com ansiedade o movimento da transposição dos seus servidores mais antigos para a esfera federal. Justamente para saber como ficará a situação do Estado depois deste movimento de gente desonerando” a folha de pagamento dos servidores estaduais.

Prudência

 “E é por isto, que por prudência extremada é que deixaremos para fechar o PCCS depois dela. Porque assim, a lei ficará mais consistente”. Com essa frase, o Governador Confúcio renovou mais uma vez, o pedido do voto de confiança as entidades sindicais que representam as classes de servidores estaduais.

Sabedoria

A apresentação que o Governador Confúcio fez em seu Blog da evolução salarial da categoria dos agentes penitenciários do Estado, foi além de didático, foi muito oportuna, demonstrando o esforço que o governo vem fazendo para recuperar as percas salariais sofridas pelos servidores públicos estaduais em oito anos do governo passado.
Sabiamente
A categoria de agentes penitenciários liderados pelo Anderson Pereira, sabiamente souberam recuar e aceitar a proposta do governo, afinal, confronto numa hora dessas, seria igual a uma rinha de galo, ou seja, um galo sairia morto e outro ferido, porém vivo.

Parabéns

A coluna parabeniza os secretários Gilvan (AJUCER), George (SEPLAN), Wagner (SEFIN), Rui (SEAD), Cira Moura (SAE), Bessa (SESDEC) e Ricardo Sá (Casa Civil) pelo desempenho nas negociações com a categoria dos agentes penitenciários, evitando a ruptura da permanência do dialogo com as classes de servidores estaduais, comportamento governamental jamais vista no cenário político estadual.

Aviso

Para quem não sabe, esse mês houve uma queda no FPE e o governador Confúcio Moura (PMDB) determinou um corte no orçamento de 92 milhões e até o fim do ano, essa cifra chegará à casa dos 162 milhões como forma de manter a garantia do pagamento da folha em dia dos servidores públicos estadual.

Filiação

O convite feito pelo senador Valdir Raupp (PMDB) ao ex-deputado Davi Chiquilito (PCdoB) para ingressar nas fileiras do PMDB, causou um racha no partido. A sua filiação acabou causando o maior alvoroço na agremiação liderada pelo empresário Dirceu Fernandes.

Novidade

Com a possível saída do deputado estadual Hermínio Coelho das fileiras do Partido dos Trabalhadores – PT para as fileiras do PSD, esse teria a garantia do deputado federal Moreira Mendes (ex-PPS) para disputar a prefeitura da capital pela legenda “Kassabista”.

Cenário

Com do deputado estadual Hermínio Coelho no páreo através do PSD, seria uma nova pedra no tabuleiro do xadrez a sucessão do prefeito Roberto Sobrinho (PT), causando uma racha no PT e incomodo as possíveis candidaturas da deputada estadual Epifânia Barbosa ou da ex-senadora Fátima Cleide.

Firme

Segundo o presidente regional do Partido da Mobilização Nacional, PMN, o empresário de sandálias, Sandro Morett, afirmou que o vereador Mário Sérgio, que sempre foi Diretor da EMDUR, vem firme da disputa a prefeitura da capital.

Bruxa

A bruxa esta solta na Polícia Militar de Rondônia, essa semana foi inúmeros policias sendo preso por falta de pagamento de pensão alimentícia, o número de suicídio aumentou, policial tirando a vida de colega dentro de quartel, formando quadrilha e por último, um sargento tirou a vida de sua esposa e ainda acertou com disparos a enteada, que esta fora de perigo.

Liderança

O PHS de Vilhena recebeu essa semana a filiação do Vereador Marcus de Albuquerque (O Cabeludo), este é presidente da Câmara Municipal de Vereadores daquele município e com ele veio às lideranças expressivas conhecidas na cidade, a exemplo da juíza federal aposentada Rosângela Cipriano, Dr. Áureo e Duarte da SEJUS.

Saída

Quem deixou as fileiras do PHS essa semana foi o ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon, este ainda mantém segredo sobre a legenda a qual vai se filiar para tentar disputar a prefeitura de Vilhena, mesmo sabendo que terá problemas com o registro de sua candidatura, pois esbarrará na Lei da Ficha Limpa.

Vigilância I

Essa semana a Vigilância Sanitária parece que resolveu trabalhar e aparecer para população, pois é de conhecimento de todos, que vários supermercados da capital condicionam de forma inadequada os alimentos perecíveis e expões nas prateleiras muitos produtos vencidos.

Vigilância II

É preciso que a Vigilância Sanitária visite a praça de alimentação da UNIRON, para perceber o descaso da instituição com a comunidade Acadêmica, pois o “pombodromo” põe em risco a saúde dos alunos, pois é sabido que neste ano, a referida faculdade perdeu um aluno acometido de uma patologia provenientes das fezes dos pombos.

Nenhum comentário: