domingo, 18 de setembro de 2011

Coluna

Falando Sério
Por Herbert Lins*
O Estado de Rondônia mais uma vez larga na frente, ou seja, foi o primeiro da Região Norte a assinar o pacto pela transferência de renda e a inclusão produtiva para atender milhares de famílias que vivem em extrema pobreza. O ato de assinatura aconteceu em Brasília nesta semana, com a presença do governador Confúcio Moura (PMDB) e da Ministra de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campelo. Assim, os programas Bolsa Família e Futuro Rondônia, juntos beneficiarão mais de 123 mil famílias. É a primeira vez que o Estado de Rondônia terá que cumprir metas com o objetivo de promover a complementação de renda daqueles que vivem abaixo da linha de pobreza no Estado.
Visita
Quem esteve visitando a presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, Deputada Estadual Ana da 8 (PT do B) na Assembléia Legislativa, foi a secretária de Estado de Ação Social, Claúdia Moura.
Apresentação
A secretária Claúdia Moura junto com os técnicos da SEAS, apresentaram a Deputada Ana da 8 (PT do B), o projeto Futuro Rondônia. Esta que já estava com o projeto em mãos por agilidade do Chefe da Casa Civil Ricardo Sá. A referida deputada assumiu o compromisso de ser a “mãe da criança” na Assembléia Legislativa.
Parceria
A secretaria Claudia Moura agradeceu o apoio da deputada Ana da 8 (PT do B) e a convidou para ser a grande parceira nos programas de Ação Social do Estado. Afirmando que “é preciso levar beneficio a quem mais precisa”.
Maturidade
O início do ano legislativo da Assembléia se desenhou um quadro de ferrenha desarmonia entre o Poder Legislativo com o Executivo. Mas o deputado Valter Araújo (PTB) sabiamente soube conduzir o processo de harmonização dos poderes e com ajuda dos demais deputados estaduais, mudaram os “modos operantes” comparado aos das legislaturas passadas e vem dando demonstração de grande maturidade política a população.
Desempenho I
Aproveitando para continuando a comentar o desempenho dos deputados, no ranking, vem o deputado Maurão de Carvalho (PP) e o deputado Flavio Lemos (PR). Ambos trabalham incansavelmente pela liberação de suas emendas visando atender parcerias com prefeituras, associações de produtores rurais e entidades que promovem ações sociais e culturais.
Desempenho II
Os deputados Valter Araújo (PTB) e Zequinha Araújo (PMDB), travam uma briga de titãs na busca de levar mais investimentos sociais e recursos públicos para capital, afinal, ambos foram bem votados em Porto Velho e tem o desejo de ocupar o Palácio Tancredo Neves, quem ganha com isso é a população.
Artimanha
O Brasil era conhecido por fabricar grandes invenções de artimanhas políticas para apadrinhar aliados. Agora existe uma nova onda de apadrinhamento, ou seja, os Poderes Executivos tem enviados Projetos de Leis as casas legislativas, propondo a transferência de serviços essenciais na educação, saúde e outros setores da administração pública as organizações sociais através da terceirização.
Marcha
Pelas bandas de cá, a Macha Contra Corrupção convocada pelas redes sociais, não deu muito resultado. Não se viu ninguém ir as ruas e nem muito menos se vestir de preto como na época dos Caras Pintadas.
Privilegiado I
Perdeu no voto o projeto de Lei de autoria do deputado Herminio Coelho (PT) que acabava com a segurança pessoal do ex-governador Ivo Cassol (PP), que conta com dezenas de policiais militares a sua disposição e pagos com o dinheiro dos impostos cobrados a população.
Privilegiado II
O deputado estadual Adelino Folhador (DEM) afirmou que a maioria dos deputados (10x13 no placar) que foram contra o projeto do Deputado Hemínio (PT), perdeu a oportunidade de demonstrar a população do Estado, a seriedade da Casa de Lei com o dinheiro do contribuinte.
Greve
Esta coluna foi a primeira a noticiar o sucateamento da UNIR e a falta de investimento nos cursos de graduação, manutenção e conservação da instituição. O que ocorria nos ambientes dos Campus da instituição pelo interior, agora chega a capital o movimento reivindicatório por melhorias. Para onde foi mesmo a “Operação Magnífico”?
Pacifica
A convocação feita pela ASSFAPOM aos seus associados para participarem de um protesto pacifico na última quinta-feira em frente ao Palácio Presidente Vargas, demonstrou o enfraquecimento da instituição, pois meia dúzia de gato pingado compareceu ao ato, nem mesmo as esposas dos policiais militares deixaram as suas casas para atender a tal apelo.
Fiasco
O fiasco da manifestação da ASSFAPOM pode ter sido porque a grande maioria da tropa de policial militar percebeu que a instituição já estava sendo usada para promoção pessoal e dividendos políticos para alguns, privilégios e benesses para outros.
Expressiva
O PTC vem tendo uma adesão expressiva da população ao nome do empresário Jair Montes. Este teve seu nome lançado como pré-candidato a prefeito na última reunião da militância do partido o qual preside.
Dobradinha
Parece que já existe um clima de dobradinha entre o PMDB e o PDT no município de Guajará-Mirim. O quadro que se pinta é uma possível aliança em torno dos nomes de Rodrigo Melo (PDT) e da professora Cristina Vitorino (PMDB).
Amplitude
As diferenças foram vencidas entre este colunista e articulador político Ednei Lima (PSL). Este conhecido pela sua grande amplitude na articulação política vem demonstrando ser um gigante no trabalho. Contrariando alguns, o homem tem cobrado celeridade das obras de compensação social das Usinas do Madeira junto ao governo do Estado e quem ganha é a população em geral. É como se diz, na volta, ninguém nunca se perde!

Um comentário:

Ozzy Renato disse...

Eu quero saber quanto o PT ganhou das 4 grande montadoras pra mudar as regras do jogo e prejudicar as fábricas asiáticas. Se o governo tivesse mesmo preocupado com os empregos no país, teria diminuído a tributação dos nacionais, e não tornado inviável a compra de chineses e coreanos.
Enquanto isso continuamos importando carros do México e Argentina pelas grandes montadoras e andando nos carros mais caros do mundo.
Quanto cu$$$$$$$tou i$$$$o?