sábado, 24 de setembro de 2011

A cidade no mundo contemporâneo

              
             A cidade no mundo contemporâneo, não importa o tamanho, assumiu uma condição marcante para o ser humano, pois as barreiras da informação e as fronteiras das limitações das relações mantidas entre territórios foram superadas através das redes de informação, ou seja, da supremacia dos meios de comunicação não prevista em nenhuma obra escrita por Karl Marx.
            As distâncias se encurtaram a partir da estrada de ferro, das embarcações, do surgimento do telegrafo, do aparecimento do rádio, tomou impulso com a televisão e na atualidade, a supremacia da internet, deixando para trás os jornais e tablóides impressos, surgindo os sites eletrônicos com tantas informações acumuladas, que se tornar impossível pra qualquer ser vivente absorverem tanto conhecimento do que é posto on-line.
            O pensador Karl Marx previu quase tudo em suas obras, mas não previu a grande mídia ou a grande rede, sendo elas na atualidade, os maiores instrumentos de dominação de massa existente. Prova maior é o exemplo da televisão, que num passado bem próximo, já provou em nosso território o seu poder de influência, quando promoveu o seriado “Anos Rebeldes”, que culminou com o impedimento do ex-presidente Fernando Collor de Melo e recentemente, temos dois fatos importantes na história contemporânea. A primavera árabe que levou milhares de pessoas as ruas dos países asiáticos e do norte do continente africano, com a finalidade de derrubar os seus ditadores que estavam no poder a anos. E outro fato comum mais próximo, foi à convocação da marcha contra a corrupção, ocorrida no dia que se comemora a nossa independência, levando milhares de manifestantes às ruas das principais cidades, sem bandeiras e sem cor partidária, mas com faixas e cartazes nas mãos, pedindo o fim da impunidade contra os que desviam recursos públicos e praticam a improbidade administrativa.
            Ambos os acontecimento recente, tiveram um enorme efeito, governos ditatoriais foram derrubados e a marcha aconteceu. O mais curioso é a forma como se deu a provocação ou convocação, ou seja, partiu das redes sociais. Fato tal, nunca previsto por pensadores que forjaram o mundo moderno, a exemplo de Karl Marx e tantos outros.
            Assim, a internet passou a ser o elemento mais abrangente nas cidades, a sua presença na vida das pessoas se tornou essencial para sobrevivência do homem que vive a era da informação. A cidade inserida no mundo da informação, com suas cores, com seu silêncio, com seu barulho, com a sua função, do seu imaginário e da tentativa de harmonizar o concreto com a natureza, convive com um emaranhado de pensamentos, utopias e aspirações, tomando formas concretas e materiais a partir dos fenômenos urbanos imposto pela pós-modernidade.  

Nenhum comentário: