quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nova Mamoré, o berço do Madeira
                No mês de julho se torna festivo para o município de Nova Mamoré devido à data comemorativa da emancipação política administrativa do lugar. Entre os moradores mais antigos do lugar, ainda é considerada Vila, pois um dia se chamou Vila Nova do Mamoré. O município faz fronteira a oeste com a Bolívia. Na sua faixa territorial existe o antigo Distrito de Vila Murtinho, que serviu no passado como ponto de parada das locomotivas da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Os vagões de carga das locomotivas eram carregados de pela de borracha proveniente da Vila Bela, um lugarejo do lado boliviano.

                Considero o distrito de Vila Murtinho um dos lugares mais bonito do Estado de Rondônia. Lá é o ponto geográfico que se encontra as águas do Rio Beni com o Rio Mamoré, formando então o Rio Madeira. Por isso o município de Nova Mamoré é considerado o Berço do Madeira. Quem esta lendo deve esta se perguntando por que considero o lugar um dos mais bonitos do nosso Estado. Calma, vamos responder!

                A Vila Murtinho tem um acervo cultural belíssimo, desde as construções urbanas, a Estação de Trem, as moradias dos trabalhadores da E.F.M.M e de todo o conjunto do seu patrimônio ainda não destruído pelo homem ou deteriorado pelo tempo e pelos efeitos da natureza. O lugar tem um por do sol belíssimo, é plano e tem vocação para o turismo de refúgio de fins de semana prolongado ou de veraneio no período de férias da meninada.

                O local também se estruturado, também pode servir de opção de lazer aos munícipes, afinal, se houvesse uma urbanização de sua orla as margens do rio com instalação de calçadão, passeio livre, quadras de esporte, bares, lanchonetes, restaurantes, pousadas, lojinhas, posto de saúde, posto policial, bloqueteamento das ruas e do acesso em estilo inglês, iluminação local ornamental e em todo seu acesso, mas com um detalhe, com luminárias inglesas para dar o tom a época do romantismo da construção da E.F.M.M.

                Mais a comemoração verdadeira vai aos homens e mulheres que ajudaram e continua ajudando a construir a história do lugar. Seria injusto aqui fazer citações, pois, tenho medo de esquecer alguém entre tantos amigos que possuímos, por isso me reservo e estendo a minha mão a todos que vivem, viveram ou está por viver na nossa Nova Mamoré. Um lugar receptivo, aconchegante, de pessoas acolhedoras e simples, próspero e que alimenta o sonho de muita gente, afinal, a “Vila” popularmente falada, não é só o berço do Madeira, mais dos que nasceram ali ou dali vieram e se projetaram no cenário estadual.

                Assim, o bolo de aniversário de 23 anos do nosso município de Nova Mamoré, é comemorado com grande entusiasmo pelos munícipes. A cada ano, a história, a paisagem natural e geográfica do lugar vai se alterando. Existe um desejo dos que ali vivem, ou seja, voltar ao passado, esse desejo só seria realizado se existisse a máquinas do tempo. Pois a volta das lembranças, são chamadas recordações. Muitas nos levam adiante através de sonhos que acabam em realidade. O meu presente ao lugar que enche o meu coração é divulgar o Hino de Nova Mamoré ao final, pois o mesmo relata a história do lugar.

Hino de Nova Mamoré

Tu és bela e onipotente
Com seu encanto varonil;
Terra fértil de águas cristalinas,
Pedacinho do nosso Brasil...

Teus bravos, heróis do sertão,
Lutaram com força e esperança
De tempo dos seringais,
Estão sempre em nossa lembrança

É preciso pisar com amor
Em nossa terra gloriosa
Nova Mamoré, cidade majestosa.
Formosura de grande esplendor

Da antiga estrada de ferro,
Gerou sua população
A nobreza, recursos naturais
Sua riqueza: minérios e animais

Tu és bela, exuberante
Paisagens de densas florestas
Devemos te preservar
Para viver em meio de festas.

Tuas aves que são coloridas
O teu céu Deus pintou cor de anil
És o nosso, torrão amado,
Berço igual assim ninguém viu.

Nenhum comentário: