domingo, 17 de julho de 2011

Marcos Cruz, uma história de sucesso!
                Tive a oportunidade essa semana de conhecer pessoalmente o empresário Marcos Cruz, idealizador do grupo Canopus. Mais uma vez, agradeço a oportunidade ao amigo Mauro Brisa, afinal, os grandes convites de minha que marcam a minha história de vida cultural em Porto Velho.
                Esperei ansioso durante a semana, pois não é todo dia que se tem o lançamento de um livro em Porto Velho, principalmente um livro que conta a história de uma família que é voltada para o mundo empresarial, coisa rara em famílias brasileiras de publicar a saga de sua trajetória em livros ou mesmo filmes documentais. Essa experiência, me fez reportar as lembranças dos livros escritos por José Lins do Rêgo, que conta a saga de uma família nordestina, na qual a família teve sua vida voltada para o mundo empresarial com a produção de açúcar na várzea do Rio Paraíba.
                O cenário escolhido para lançamento do livro foi o Sest/Senat as margens da Br. 364 na capital rondoniense. Estava ansioso para conhecer o empresário Marcos Cruz. Fiquei o tempo todo na companhia do meu amigo Mauro Brisa e Marcus Eugênio a espera do autor do livro, Canopus: uma história de sucesso. Quando menos esperei, entrou um homem no salão com esposa e filhos. Fiquei observando, ele foi cumprimentar todos os presentes e ai me perguntei, não estamos em tempos de campanha eleitoral para chegar alguém e cumprimentar todo mundo que vê sua frente?
                O homem logo chegou a nós cumprimentando a todos nós. Fitei seus olhos e puxei assunto perguntando se a marca chinesa Chery seria igual à marca russa Lada que tive um enorme prejuízo no passado. Marcos Cruz explicou que a Chery do Brasil seria bastante diferente e que até o final do ano teríamos grandes novidades no mercado de carros no Brasil. Pois os chineses, diferente dos russos, vieram pra ficar e conquistar uma fatia interna do mercado interno brasileiro na venda de carros seja ele, popular ou de luxo.
                Mas vi nos olhos e na simplicidade do empresário, um homem de negócio, um homem de astral diferente, um homem com intuição para os negócios, que em seu discurso relatando a sua história de vida pessoal e empresarial, percebi que não era um homem comum, mais um homem de coragem, determinação e com um grande carisma, além de muita disposição para o trabalho desde quando era criança.
                Ainda conversando, perguntei se conhecia o ex-senador paraibano Raimundo Lira, este foi pioneiro na Paraíba na revenda de carros da Chevrolet, Ford e Mercedes Benz. Pois Lira esposo de Gitana Lira, ela filha do ex-governador Argemiro de Figueiredo, convivi em duas eleições, ou seja, 1994 e 1998. Pois Raimundo Lira foi eleito senador em 1986, o mais votado até então na história política da Paraíba. Veio a reeleição em 1994, mas o povo preferiu Humberto Lucena e Ronaldo Cunha Lima e em 1998, desistiu da candidatura em apenas 45 dias de campanha e declarou apoio ao ex-governador Tarcisio Burity, que perdeu a eleição para Ney Suassuna. Marcos Cruz com sua simpatia mergulhou na conversa falando sobre Lira e sua passagem pela cidade de Campina Grande na Paraíba, que é considerada a Rainha da Serra da Borborema.
                Estranhei muito na cerimônia, pois antes do autor falar, quem fez uso da palavra foi sua esposa e filhos. Daquele momento em diante, vi que não se tratava de um empresário comum, mas de alguém que foi experimentado pela vida. Assim, fiquei atento a fala de todos e vi que se tratava se um exemplo de família, unida por um único propósito, o da felicidade.
                Em seu discurso, Marcos Cruz revelou que estava morando com sua família nos EUA, uma experiência de vida impar segundo ele. Depois de toda a cerimônia, seu filho, Marcos Júnior veio até nós puxar uma boa conversa. Foi nesse momento que perguntei como era viver em Boston e se o presidente Barack Obama tinha sido um estelionato eleitoral para o povo dos EUA. O jovem foi enfático em dizer que a vivência em Boston é muito diferente da realidade brasileira e que o primeiro presidente negro dos EUA nutria da simpatia do povo.
                Terminado todo o vento mergulhei na leitura do livro e a passagem que me chamou atenção foi o seguinte relato:

“Marcos reconhece que sofreu bastante no inicio por ter um temperamento mais generoso e por não ter cultivado, no tempo em que trabalhava com o irmão, o hábito de decidir. Para ilustrar essa fase, conta que resolveu ajudar um amigo que tinha trabalhado muito tempo com ele e Francis, e o convidou para fazer uma sociedade, oferecendo-lhe um percentual de sua loja de autopeças. Pouco tempo após a oficialização do acordo, o amigo quis se separar e pediu a “parte dele”. Marcos teve que ceder e o ex-sócio ainda abriu uma loja de autopeças em frente à dele para lhe fazer concorrência. “Com o tempo, aprendi a não ser bobo, e a ser mais duro e exigente com as pessoas, porém sem ser rude”, diz”.

                A leitura do livro, Canopus: uma história de sucesso eu recomendo. Em apenas dois dias realizei tal proeza, ou seja, mergulhei profundamente na história de Marcos Cruz e sua história de vida pessoal e empresarial. Fiquei atendo a cada mensagem do livro e desejo fazer de seu relato, mais uma soma de experiência para a minha e através de depoimento, passar tal experiência de leitura para os tantos amigos que tenho e que ainda vou ter.

Nenhum comentário: