segunda-feira, 13 de junho de 2011

Gestão Ambiental


Gestão Ambiental e o constante treinamento organizacional

            Os maiores mercados consumidores no mundo estão exigindo das empresas, produtos que em todo seu processo de fabricação, tenha-se um comprometimento com o meio ambiente, visando a redução de impactos ambientais. Assim, cada vez mais essas empresas vêm desenvolvendo programas ou implantação de sistemas de gestão ambiental – SGA. Esses recursos em busca da sustentabilidade ambiental da organização, pode levar ao caminho da certificação ambiental. Essa certificação tem por objetivo, demonstrar ao consumidor o comprometimento da organização para com o meio ambiente.
                Não é uma tarefa fácil, é um trabalho que leva tempo e deve ser levado a sério por todos os personagens da organização. As ações de conscientização devem acontecer tanto no ambiente interno como externo, ou seja, propor mudanças de comportamento da alta administração da organização, dos funcionários, dos colaboradores, fornecedores, clientes e terceiros, ou seja, todos devem se envolver, viabilizando um processo de motivação constante e elevar o nível de conscientização dos personagens envolvidos.
                Nesse cenário, é fundamental durante do desenvolvimento do SGA que a alta administração da organização esteja comprometida com a política ambiental desenhada, pois metas e objetivos que precisam ser atingidos, não seja obstáculo durante toda a implantação do SGA. Assim, toda a alta administração deve esta estimulada de forma constante através de reuniões e seminários periódicos demonstrando que o gerenciamento ambiental é uma prioridade da organização e que esses estímulos façam com que contagie a todos os personagens envolvidos.
                A partir de análise quanto a modelos de gestão ambiental, verificamos que a coleta de lixo na cidade de Porto Velho realizada por uma empresa terceirizada tem deixado muito a desejar. Afinal, a capital do Estado de Rondônia não dispõe de um aterro sanitário, todo o lixo recolhido na cidade, bem como nos distritos, são jogados no lixão a céu aberto, batizado de Vila Princesa.


                Percebe-se que Porto Velho como uma capital que recebeu obras importantes do PAC e que passa por uma grande transformação sócio-econômica e ambiental devido a construção das Usinas de Jirau e Santo Antonio no Rio Madeira, não foi pensada como um todo, principalmente o desenvolvimento de ações concretas para mitigar os impactos ambientais na paisagem urbana. Os gestores municipais foram omisso quanto ao planejamento para implantação de um sistema de coleta de lixo com bases na sustentabilidade ambiental, para isso, muitos recursos estavam disponibilizados através das famosas compensações sociais que até o presente momento, apresenta-se com ações tímidas diante das demandas geradas a partir da construção das usinas hidrelétricas do Rio Madeira.


                Para a organização, o papel da motivação, capacitação, reciclagem de conhecimento e o constante treinamento organizacional com relação a política ambiental, tem por objetivo, provocar a participação do individuo e fazer dele um facilitador para mudança de hábitos a atitudes para com o meio ambiente. Sendo assim, os elementos fundamentais para uma educação ou reeducação ambiental dos personagens envolvidos na construção do SGA, parte dos princípios da conscientização, do comportamento, da participação, do conhecimento e por fim, da habilidade necessária para correta identificação e resolução de problemas ambientais.

Nenhum comentário: