sábado, 18 de junho de 2011

Comadre Parea e sua Feira de Mangai
Começo afirmando que sinto muito orgulho quando recebo o carinho da comadre Parea toda vez que tenho a sorte de encontrá-la em uma de suas “Feiras de Mangai”. Na verdade se trata da amiga Leneide Maia Tavares, mais conhecida como Dona Parea e proprietária da rede de Restaurantes Mangai que tiveram a sua origem em João Pessoa a partir de uma “bodega” que vendia produtos do sertão, a exemplo de rapadura, queijos, doces caseiros, carne de sol, manteiga de garrafa, bolachas etc.

Hoje, o Mangai esta presente também em Natal e Brasília, são restaurantes que retratam em seu ambiente interno e externo uma casa de fazenda. Um espaço criado retratando a vida do interior, com decoração típica da arte popular nordestina, valorizando os usos e costumes do homem simples da caatinga. A comadre Parea fez do Mangai, um lugar prazeroso e bucólico, oferecendo várias opções gastronômicas regionalista, ou seja, o saboreio da cozinha tipicamente nordestina.

Assim, revelo que passei boa parte da minha vida frequentando sempre aos domingos, pelo menos uma vez por mês, o café-da-manhã no Mangai, localizado desde a década de 1990 na Praia de Manaíra. Logo que sentava a mesa, ficava observando o conjunto de beleza harmônica formada pela decoração rústica do lugar. Chamava logo o garçom pelo chocalho de cabra amarrado com uma tira de couro a mesa, idéia genial para realizar os pedidos. As delicias favoritas do meu paladar para encher a minha pança grande se resumia na coalhada adoçada com açúcar mascavo, a cartola (iguaria tipicamente nordestina feita de banana frita e coberta com queijo de manteiga derretido, açúcar e canela), um manjar dos desuses. Também não deixo de recomendar as saborosas tapiocas com queijo coalho bem assadinho, o pão de mandioca acompanhado de queijo de manteiga, os bolos de leite e macaxeira com coco, além da buchada de bode acompanhada de um bom rubacão e muitas outras deliciosas receitas que ficam sempre em minhas lembranças.

Recentemente recomendei o Mangai ao meu amigo Jair Montes, esse em suas andanças por Brasília, decidiu ir conferir de perto a cozinha do restaurante para provar as delícias da minha comadre Parea que nasceu em Catolé do Rocha, lugar de pessoas famosas como Ariano Suassuna, João Agripino Maia, Cézar Maia, Gervásio Maia, João Agripino Neto, Chico Evangelista, Fabiano Vilar, Raimundo Nonato Batista, Chico Cézar, Everton Medeiros, Graça Campos, Campos Lins, Anelise Lins, Liziane Lins e Leonardo Lins.

Terminado o jantar, meu amigo Jair Montes me mandou uma mensagem ao celular afirmando que estava de “bucho cheio”, que o lugar era uma tentação, de saborosa comida e sempre que retornar a Brasília, seu roteiro iria constar o Restaurante Mangai. Logo lembrei ao Jair Montes, que ele observasse bem a paisagem ao redor do Mangai de Brasília, pois ali tem a Ponte JK, outro cartão postal da nossa capital federal, considerada um patrimônio da humanidade.

A minha presença em Brasília, no meados de junho de 2011, retirei um dia para ir almoçar no Restaurante Mangai com a companhia do meu amigo William Pelegrini, uma amizade que já perdura por mais de dez anos. Pois conheci William quando trabalhamos juntos na IT – Internacional, empresa que prestava serviço a Caixa Econômica Federal em Brasília e nós éramos analista de processamento. Nessa minha ida ao Mangai de Brasília tive o prazer de rever a comadre Parea, ou melhor, Leneide Maia. Essa quando me viu da sua cozinha, veio logo me cumprimentar com copos na mão e uma poncheira de suco de cajá, fruta que aprecio muito e logo perguntei: Comadre tem certeza que é esse sabor que eu gosto? Logo ela me respondeu servindo o suco: tenho sim compadre, pois você sempre pedia esse sabor no Mangai de Manaíra e na “bucha” já veio uma pergunta: Você esta morando aqui em Brasília, pois nunca mais vi você pelas bandas da terrinha? Logo expliquei que deixei a Paraíba a mais de cinco anos e estava morando em Rondônia, mas que sentia muita falta da terrinha. Mas para saudades de todos meus familiares e amigos que deixei na terrinha e aperreio de alguns em Rondônia, a terra do céu azul como anil, seria o meu grande aconchego até o resto dos meus dias, claro se Deus permitir. Nossa, foram horas de conversas e sessão de fotos, William que é especialista em administração de empresas, ficou encantado com o empreendedorismo da Parea e com o breve relato que fez de sua vida empresarial para nós.

Nenhum comentário: