segunda-feira, 9 de maio de 2011


Qual a importância da certificação
ambiental para as empresas?
A certificação ambiental para empresas na atualidade é de suma importância, em decorrência dos impactos ambientais produzido pelo homem na natureza e os riscos globais possíveis de acontecer, por conta das mais diversas práticas de poluição ao meio ambiente. A pressão que o homem faz a natureza e seus impactos produzidos tornam-se alertas para os consumidores que estão cada vez mais informados pela mídia, seja ela local ou em redes, mas estão recebendo diariamente informações quanto a temas relevantes sobre a conservação ou ações que venha a degradar o meio ambiente.
A certificação representa para as organizações a conquista da confiança de seus potenciais clientes, colaboradores, sociedade e de quem vive nas áreas de influência direta. Pois tal certificação, demonstrar o comprometimento da empresa com o meio ambiente, numa forma perspectiva de desenvolvimento sustentável mercadológico diante aos olhos dos consumidores. Assim, torna-se uma ferramenta estratégica para melhorar as relações com os consumidores, esses a cada dia se tornam mais exigentes por conta dos níveis de informação e as facilidades de acessos a tais informações, tanto no que tange aos seus direitos, bem como aos temas relacionados ao meio ambiente.
As organizações no presente e num futuro bem próximo, precisa adotar estratégias de sustentabilidade, pois a cada dia, os consumidores buscam produtos que não prejudiquem o meio ambiente e que a sua fabricação provoquem o mínimo de impacto ambiental, ou seja, se busca na atualidade empresas com uma imagem ambiental positiva, reflexo de uma gestão inovadora e eficiente.
Observamos que se faz necessário urgente um trabalho de sensibilização junto às organizações para se adequarem a esse novo desafio do milênio, imposto pelos grandes mercados consumidores localizados nos grandes centros urbanos, afinal o meio ambiente é o principal pilar do desenvolvimento sustentável tão propagado pelos estudiosos e pela grande mídia.  Fazendo-se necessário, a busca das certificações, afinal, as empresas precisam implantar seus sistemas de gestão ambiental de acordo com a Norma ISSO 14000 para mitigar os riscos ambientais e promover as estratégias utilizadas em seu desenvolvimento ambiental sustentável.
Assim, as certificações ambientais a serem buscadas pelas organizações e a observação que se faz no presente, é que praticamente todos os setores da atividade produtiva no Brasil e no mundo estão preocupados em construir seus sistemas de gestão ambiental, como forma de dar resposta imediata aos consumidores, estudiosos e ambientalistas, pois o mundo vive nesse momento, um cenário ambiental de alterações climáticas, que refletem no comportamento da natureza, revelando-se em grandes catástrofes ambientais em todas as partes da Terra.
Nesse contexto, as organizações, precisam urgente se alinhar aos cuidados da preservação ambiental, e os setores da construção civil, da cerâmica, da metalurgia, eletro-eletrônicos, óptica, da prestação de serviço, das grandes empresas têxteis e por fim, dos transportes comerciais e de massa, precisam buscar as suas certificações ambientais. Também não devemos esquecer quem atua na abrangência do meio ambiente, ou seja, as empresas de serviço na área de preservação ambiental, gestão de resíduos sólidos, as empresas públicas e privadas de tratamento e fornecimento de água, bem como no tratamento de esgoto, além das empresas de geração de energia. Afinal, tem sido constante a procura por parte do consumidor por empresas certificadas que visam à proteção ambiental e a prevenção de causas que venha a provocar impactos ou riscos ambientais, são as grandes preocupações de qualquer organização desde o início até o fim desse milênio como resposta as gerações futuras do nosso planeta Terra.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o a definição de certificação ambiental de forma clara e precisa, parabéns Hebert Lins.

Weslley Benvenuto

Anônimo disse...

Excelente trabalho, parabéns.