domingo, 22 de maio de 2011

Falando Sério
Por Herbert Lins*
Muito me chamou atenção essa semana, a polêmica que se criou a respeito do livro “Por uma vida Melhor”, que trabalha a língua portuguesa e foi adotado pelo MEC. Nele, são atribuídos novos conceitos a nossa língua materna, não existindo mais o certo ou o errado, na verdade existe o adequado e o inadequado. O MEC afirmou que a norma culta da língua será exigida nas avaliações, não prevalecendo o conteúdo didático do livro, gerando uma grande confusão, ou seja, onde se pode ou não escrever e falar errado. Mas preocupante é que mais de meio milhão de alunos usarão esse livro, abolindo o mérito e prevalecendo o modismo em nosso país do não constrangimento, ou seja, prefere defender o erro, para que não se tenha um preconceito lingüístico. Impressionante é que tem gente defendendo o livro como um símbolo de modernidade, o ingresso do nosso país na era da globalização, caminhando para o rumo certo e de um futuro melhor.
Investimento

Esse espaço foi usado recentemente para enaltecer os países pobres ou emergentes que estão se sobrepondo aos países ricos no tocante a investimentos pesados em educação, pesquisa e produção científica. Quem vem se destacando nesse cenário atual é Cingapura, Coréia do Sul e a China, os números de investimento em educação em nosso país são muito tímidos por parte do Governo Federal, ou seja, 6% do PIB para a educação e apenas 1,2% para a pesquisa e desenvolvimento, bem diferente dos índices investidos pelos países que formam o famoso “Tigres Asiáticos”. Muitos pesquisadores defendem que o percentual ideal a ser investido pelo Brasil de imediato seria de 12% para educação e 1,8% para a pesquisa.

Mensalinho

Infelizmente o nosso Brasil é o país da corrupção. Corre a boca miúda que a maioria dos nossos prefeitos do interior se mantém com largo apoio dos vereadores nas Câmaras Municipais através de pagamento de mensalinhos. O dinheiro utilizado para pagar tais mensalinhos e garantir o apoio desses vereadores, seria proveniente das propinas cobradas nos contratos mantidos com empresas para realizarem a coleta de lixo e o transporte escolar.

Mensalão

Em algumas capitais de Estados, não seria diferente o pagamento de mensalinhos aos vereadores por ação direta de alguns prefeitos. Nesse caso, não seriam mensalinhos, mas seriam mensalãos. O dinheiro utilizado seria da arrecadação feita juntos as empresas de coleta de lixo, de transporte escolar, aquisição de combustível e o um agravante maior, as empresas de transportes coletivos urbano, visando garantir o aumento das passagens anuais, sem a contestação do prefeito e dos vereadores beneficiados com os mensalões.

Podium I

A Empresa Marquise que presta serviço de coleta de lixo na nossa capital recentemente se envolveu em mais um escândalo. É acusada pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE/RO de receber indevidamente da prefeitura de Porto Velho a quantia de R$ 1,6 milhões pelo pagamento de serviços não realizados na limpeza pública da Capital. No ano passado, a Marquise já foi acusada dentro da Operação Podium da Polícia Federal, de participação em um esquema de sonegação fiscal, crimes contra o sistema financeiro nacional e corrupção de agentes públicos.
Podium II
A Marquise emitiu várias notas fiscais cobrando por serviços não prestados, mesmo assim membros da administração municipal certificaram os documentos como se os serviços tivessem sido efetivamente prestados. Alguns ainda procuraram ocultar documentos para dificultar as investigações e entre outras irregularidades que teriam sido praticadas diretamente por pessoas de alto escalão da prefeitura de Porto Velho. Pois infringiram os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa, por favorecer deliberadamente a empresa Marquise durante o processo de licitação. Com a palavra o senhor prefeito, os senhores vereadores da capital e o Ministério Público.
Favorecimento
Os recursos destinados a qualificação profissional do trabalhador na nossa capital, provenientes do Ministério do Trabalho e Emprego ou das Usinas do Madeira, em cumprimento das metas do PBA quanto às compensações sociais, curiosamente tem sido sempre as mesmas empresas ou entidades ganhadoras para executarem tais serviços, possivelmente por entendimentos ou combinações realizadas entre empresários ou dirigentes de entidades e com pessoas do mais alto escalão do SINE estadual e municipal. Outra situação, no qual os executores e fiscalizadores dos programas de qualificação seriam sempre esses mesmos funcionários públicos, configurando prevaricação.
Negado
O diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn que é acusado por uma camareira de hotel de ter sofrido uma agressão sexual. Logo foi preso nos EUA e na segunda-feira (16/05). Com o argumento de que ele poderia deixar o país, uma juíza negou a liberdade condicional ao francês mediante pagamento de fiança de US$ 1 milhão proposto pelos seus advogados. Uma resposta esperada de um país que no cenário mundial é a maior economia do nosso planeta. Se fosse no Brasil (...). Lembramos do acidente entre o avião da empresa Gol e o avião Legacy.
Naturalmente
Pelas bandas de cá, os membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Velho tem fechado os olhos diante de dois pares, ou seja, um é acusado de ter cometido crime de estupro e pedofilia contra uma adolescente e o outro de ter se envolvido em irregularidades na possível contratação de funcionários fantasmas. Os vereadores se comportam naturalmente e freqüentam as sessões da Câmara como se nada estivesse acontecendo. Pense num país bom, é esse nosso Brasil.
Convite
No próximo dia 27 de maio, acontecerá no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia a partir das 14h., o IV Encontro de Direito Médico de Rondônia. Esse evento terá como destaque a participação do renomado médico legista Prof. Dr. Genival Veloso de França. Essa coluna recomenda assistir a palestra de Dr. Genival Veloso, pois conhecemos de perto o seu trabalho, tanto na política paraibana como professor da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e temos lembrança de quando esse disputou o governo do Estado da Paraíba em meados da década de 1980 pela legenda dos Partidos dos Trabalhadores – PT.
Publicado no Jornal Estadão do Norte em 21/05/2011

Nenhum comentário: