segunda-feira, 11 de abril de 2011


A batalha de Valverde

            Hoje completa um mês da partida do nosso amigo Eduardo Valverde, que teve sua vida ceifada num trágico acidente automobilístico na BR-364, precisamente no Km 355, saída de Ji-Paraná com sentido a Ouro Preto d’Oeste. Ao lado dele estava Ely Bezerra de Salles, adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico e Turismo da prefeitura de Porto Velho, que tive a oportunidade conhecer pelos poucos dias que fiquei como Diretor do Trabalho e Qualificação – Sine Municipal, que é subordinando a SEMDESTUR.
            Ambos morreram trabalhando pela construção do Partido dos Trabalhadores – PT, Valverde que era presidente regional da legenda e Ely Bezerra que recentemente teria assumido a Coordenação de Organização Política da legenda visando as eleições municipais de 2012. Assim, na primeira viagem de Ely Bezerra e Eduardo Valverde ao interior do Estado, suas vidas foram tiradas do nosso convívio repentinamente. O pouco que conheci Ely, vi nele uma pessoa da maior simplicidade possível, porém muito inteligente e de uma habilidade política gigante, homem de boa vontade, comprometido com o bem público e determinado a superar os obstáculo que não lhe parecia invensivel, mesmo diante de um grande desafio.
            Mas Valverde, que tive a oportunidade de conhecer desde o primeiro ano de minha chegada ao Estado de Rondônia, em especial no município de Nova Mamoré, não conheci um deputado federal ou mesmo um homem público que militava na política, conheci um homem idealista, voluntarioso, de uma inteligência viva, de personalidade humilde, solidário com as causas do próximo, com ponderações sábias e elevada exigência moral.
            As qualidades reunidas em Valverde, desde o seu comportamento como filho, estudante, profissional, pai de família e militante político na sua prática diária, que sem dúvida, o norteou por boa parte de sua vida. O homem começou a fazer história quando ajudou a fundar o Sindicato dos Urbanitários (Sindur) de Rondônia. Logo mais presidiu a CUT em Rondônia, participando diretamente da fundação da maioria dos sindicatos de profissionais urbanos, bem como do Partido dos Trabalhadores no estado.
            Em seu primeiro mandato na Câmara Federal, Valverde destacou-se como parlamentar atuante e propositivo. Nos primeiros dois anos de trabalho, o deputado já apresentava 33 projetos de lei, 14 projetos de lei complementar e 14 propostas de emenda à Constituição. Além disso, Valverde é autor do requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Banestado, que vem apurando a saída ilegal do País de, pelo menos, U$S 30 bilhões. Reeleito em 2006, para cumprir seu segundo mandato, apareceu na lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), intitulado como “Cabeças do Congresso”, ou seja, estava entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.
            Com esse perfil, Valverde de forma enérgica e corajosa, com invulgar talento guerreiro, decidiu construir uma candidatura própria do Partido dos Trabalhadores ao Governo do Estado de Rondônia, sendo sua principal batalha em sua carreira política. Mas mesmo com a clareza de propósitos, a ponderação como prática da disciplina diária e a inteligência nas decisões que o guiaram para construir boas ações que praticou enquanto vida teve. Sempre se mostrou um político necessário no momento exato, no lugar certo. Reuniu e empregou com acerto, mesmo com escassos meios e vontades disponíveis, por vezes contra a opinião geral, o legado que realizou será o exemplo que persistirá no meio de nós e dos que ainda virá a nascer, ninguém duvide disso. Assim, rendo a minha homenagem a essa pessoa humana, que era sincero, verdadeiro, honesto e de grande espírito público.

Nenhum comentário: